segunda-feira, 8 de agosto de 2016

COMO SE FAZ UM ESCRITOR?

O gosto pelas entrevistas/inquéritos não é novo em mim e desta vez resolvi colocar seis perguntas iguais a alguns escritores. São assim perguntas genéricas que, como me respondeu um dos entrevistados/inquiridos, são afinal a mesma pergunta ou, pelo menos, várias faces da mesma pergunta, que talvez seja "Como se faz um escritor?".
 
Mais do que as diferenças, procuro as semelhanças; mais do que aquilo que os separa procuro o que os une. É um caminho que ainda agora comecei a trilhar e que não sei onde me levará.
 
Numa primeira fase enviei essas mesmas perguntas a meia-dúzia de amigos e dei-lhes um prazo que ainda não acabou. O Luís Nunes Alberto Nunes foi o primeiro a responder e decidi desde já publicar as suas respostas.
 
Se alguém quiser responder às perguntas e enviar-me as respostas, muito agradeço. Numa segunda fase eu mesmo as enviarei a mais escritores.
 
 
Luís Ene


***


SEIS PERGUNTAS RESPONDIDAS POR LUÍS NUNES ALBERTO


- Quanto começaste a interessar-te pela literatura, a ler e a escrever? Como se desenvolveu essa relação ao longo dos anos?

A minha descoberta da literatura foi a minha descoberta do mundo porque aprendi o francês a ler livros e portanto foi uma aprendizagem conjunta, simultânea.
Comecei também nessa altura a escrever num pequeno jornal que fazíamos na escola primaria em 1965.
Fui eu que fiz a linogravura da capa e no interior tinha um ou dois textos meus.
Ao longo dos anos houve períodos longos de total vazio e alguns de escrita intensa sem nenhum  significado particular.


- Quando decidiste que eras ou querias ser escritor?

Nunca decidi, não sou escritor.
Sou essencialmente um pensador e por vezes escrevo os meus pensamentos para que se não percam completamente.


- O que te atrai na escrita literária?

A possibilidade de fazer passar para o mundo alguns dos meus pensamentos.
 

- Que referências literárias, autores e livros, te ocorrem?

O primeiro livro que li, Ivanohe de Walter Scott. Jules Verne, Dostoievski, Victor Hugo, Henri Miller, Jacques Prevert, Fernando Pessoa, Herbert Heinlein,  Luisa Monteiro, Saramago, Lidia Jorge,


- O que esperas e/ou não esperas da literatura?

Não espero nada da literatura. Sei que ela vai continuar a construir o mundo para nós e sobretudo para as gerações vindouras. Penso que é particularmente inútil emitir qualquer opinião sobre os modos como essa construção se está a fazer.

 
- Que consolação obténs com a escrita e a leitura?

A consolação consiste na satisfação da aprendizagem continua, mesmo que negativa por vezes, quer pela leitura quer pela escrita.

 

1 comentário: